quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Desabafo do dia

10, 15, 20, 25, 30, 35 .... Aaaaaiiiiii!!! Estou cansada de tanto contacto, de repetir sempre o mesmo e de ouvir quase sempre a mesma resposta: «Pode enviar tudo que está a dizer por e-mail?» «Com certeza, mas olhe que pessoalmente conseguiria apresentar melhor o projecto, poderíamos agendar uma reunião...», respondo. Ao que se segue: «Ah, não vale a pena, por e-mail basta!»
Sabem o que isto me faz pensar? Com o facilitismo das tecnologias, como se constroem relações de confiança? Não seria melhor conhecer pessoalmente as pessoas que nos abordam e com as quais acabamos por selar acordos e negócios de relevo?
A evolução tecnológica veio instalar-se entre os seres humanos, em alguns casos, para os unir, mas também para os separar, substituindo as tão necessárias conversas cara a cara e olhos nos olhos. Posso parecer uma retrógada, mas, para mim, a forma mais eficaz de conquistar e deixar que os outros nos conquistem a confiança é dar a possibilidade de ouvirmos e vermos as pessoas presencialmente.
A postura, os gestos, o olhar, o sorriso, a entoação das palavras... Observar bem todos estes sinais é a maneira mais eficaz de distinguir a verdade da mentira, a sinceridade do cinismo, a boa vontade da busca em obter proveito próprio.

2 comentários:

Sílvio Mendes disse...

Sem dúvida que sim!
Passei aqui virtualmente pelo Lumiar. Mas nada como passar pessoalmente, jogar Uno, beber vinho e espreitar a cidade na varanda ;)

Beijinhos

Anónimo disse...

Oh minha amiga, eu prefiro o contacto pessoal, acho que dá para conhecer e avaliar melhor as pessoas, acho que o e-mail é muito bonito e muito útil, mas nada como o cara a cara.
Há que ter em conta que supostamente eu deveria "adorar" e-mails, cenas de informático.

hehehe
Bjokas