segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Post-it de despedida

Amigas:

Com a ajuda das novas tecnologias, desisti da comum carta de despedida em cima da mesa, por um moderno post no nosso blog. Ainda é meu? Pelo menos ainda tenho acesso... :)
Quero que todas saibam que é com pena que me despeço de vocês. Não um adeus definitivo, porque nos encontraremos novamente, mas sim um adeus sentido.
Foram muitos os bons momentos, foram tantas as gargalhadas! Impossível pensar-se que não terei saudades. Na verdade, sei que não serão poucas... De tudo sentirei falta!
Saudades aas manhãs agitadas... das conversas de partilha, de conforto e aconchego... Saudades dos fins de semana agitados... saudades da partilha do sofá, da boa disposição a assistir à novela... saudades da boa música... saudades do copos de alcool partilhados... saudades de jogos de cartas... saudades das festa nas amoreiras... saudades do nosso núcleo familiar a habitar mais um prédio da cidade cinzenta e das oportunidades.
É esquisito... há tanto que quero dizer, que as palavras teimam sair. É com emoção que regresso, e com emoção que deixo o meu cantinho no 11º Lumiar. Aquele que me acolheu nas noites frias e chuvosas de inverno, aquele que me aconchegou nas noites tristes e solitárias, aquele que foi, simplesmente, o meu lugar entre vós.
Fico feliz por ter partilhado mais um ano da minha vida com todas vós. Muito vivemos e fica a sensação de que muito haveria sempre para viver.
Sei que continuarei a ter-vos na minha vida, ainda que há distância.
Também sei que as verdadeiras amizades não cedem nem se corrompem à distância.
Mas sempre tive consciência que há assuntos que, simplesmente, também não se vivem à distância.
No fundo, a minha passagem por Lisboa sempre foi provisória, creio que todas o sabiamos. Foi o tempo que estava destinado e, sem dúvida, que o balanço é positivo.
Trago o coração cheio de boas recordações e a esperança que possamos repetir muitos dos bons momentos!
Sem me querer alongar demasiado (correndo o risco da leitura na diagonal), deixo pequenas referências individuais sobre "As gajas do Lumiar".
À Andreia desejo que encontre o dia a dia que a faça feliz, o trabalho que a faça feliz e, claro, alguém que a faça feliz e lhe garanta estabilidade emocional. Peço desculpa pelos momentos em que fui bruta, insensível ou até egoísta. Ninguém é perfeito, não é? Sei que em muitos momentos tentei chamar-te à razão e as palavras poderão não ter sido das mais apropriadas. Se eu algum momento fui motivo de mágoa, desculpa!
Da minha parte agradeço os momentos musicais, ainda que exautivos, por vezes. :)Agradeço a boa disposção e as gargalhadas intensas, menos as realizadas fora de horas... :)
Agradeço a amizade e a confiança. Sentirei muitas saudades das tuas investigações e da tua visão raioX, além do que sequer existe. :)
À Mada desejo que percorra sempre o mesmo caminho do sucesso. Sei que não te corromperás, como muitas empresárias portuguesas. Tens bom coração e és justa. Acredito que o teu futur será brilhante e espero partilhar contigo esses momentos, ainda que agora à distância.
Quero pedir-te desculpa se em algum momento fui menos correcta, principalmente pelo recente estrago na tua casa de banho... :) Sempre a partilhar intensos momentos! :)
Agradeço os bons conselhos, a partilha de história, a partilha de opiniões e pensamentos em várias ocasiões. Obrigada pela amizade e pelos sorrisos e gargalhadas que partilhamos!
À Zaide desejo que encontre a satisafação. Sei que és uma pessoa exigente, com os outros e contigo própria. És extremamente dedicada em tudo o que fazes e, por isso, mreces melhor. Mereces ser valorizada e reconhecida. Tenho a certeza que irás encontrar algo que te satisfaça porque mereces. És correcta e justa e mereces a tua oportunidades.
Peço desculpa pelo momentos em que falhei, nomeadamente, nas noites barulhentas e nas minhas distrações. Prometo que não se volta a repetir... :)
Agradeço todos os momentos em que me surpreendeste, os momentos de ironia partilhada e o bom humor!
À Raquel, a minha eterna roomate, agradeço por tantas coisas... pela partilha de sonhos e pesadelos, de desabafos e lágrimas, medos e ansiedades, tristezas e alegrias, oportunidades e perspectivas, desafios e metas. São tantas as coisas que poderia enumerar... imensas!
Separadas novamente pelo destino e pelas vidas diferentes, sei que nos voltaremos a encontrar talvez noutras circunstâncias. Sei que iremos partilhar muitos sorrisos, muitas esperanças e desabafos. Por eu estarei sempre aqui e sabes onde me encontrar.
Desculpa o meu mau feitio, os momentos em que estive distante, em que não tive a sabedoria de dizer as palavras certas, em que não fui capaz de entender porque sofria e o que te embaciava o olhar. Por vezes, estamos demasiado fechados na nossas tristezas e angústias para conseguirmos perceber o que se passa à nossa volta.

Gajas do lumiar: história não nos faltam para contar, histórias essas que nos irão fazer rir daqui a uns bons anos! :)
Para já, deixo uma proposta: marcamos um dia fixo no ano em que todas nos encontraremos para pôr a escrita em dia e beber como nos velhos tempos... :)
Fiquem todas muito bem!
E saibam que vos adoro!
Beijos com saudades*

5 comentários:

Kel disse...

Está a custar-me tanto arrumar o nosso quarto, encaixotar as tuas coisas...Acho o quarto grande de mais para mim. Ainda se passaram alguns dias e já sinto a tua falta. Amo-te (parece "mariquinhas" dizer, mas é verdade). És uma das minhas melhores amigas, a minha Elsita... Desculpa. Tb nem sempre fui a melhor companheira.. Vai em frente, estarei aqui para vigiar a retaguarda! Beijos. E já agora, para quando um fds em Lx? Pensa nisso! :)

Madalena Barbosa disse...

Amiga Elsa:
As lágrimas vieram-me aos olhos várias vezes nestes significativos minutos que passei a ler o teu texto. Está lindo! Tu és linda, por fora e por dentro. Vou ter infinitas saudades da tua presença no nosso 11.º Lumiar.
Da primeira vez, foram só três meses e esse escasso tempo não me deixou conhecer-te bem nem dar-me a conhecer. Mas, desta vez, foi mais de um ano e muitos os bons momentos (bons e maus) de partilha.
Fiquei a conhecer-te e a adorar-te, miúda. Considero-te mesmo «uma das minhas», como gosto de dizer. Confluência de pensamentos, de valores, de opiniões, enfim, identifico-me contigo na forma de encarar a vida. Com optimismo, vendo sempre o lado bom das pessoas e das situações em primeiro lugar e só perceber o lado mau quando ele, de facto, é mau.
Ah e os nossos momentos passados entre copos... Minha querida, quem é que agora me acompanha? Sinto-me abandonada ;)Vamos repetir esses momentos, sem dúvida. Embora em circunstâncias diferentes, eles hão-de ser de puro divertimento, não importa os «estragos» posteriores (eles estão integrados no pacote) :)
Bem, no que toca ao último destes momentos, quis logo dar-te feedback do quanto foi cómico, apesar de tudo. Mas o trabalho, nesta fase, absorve-me imenso e ainda não tive tempo de falar contigo. Só te digo uma coisa: Elsa, foi uma despedida em grande, uma partilha daquelas... É que nós ficámos no mesmo estado a que eu só posso apelidar de «uma experiência para recordar toda a vida»!
Acho esse ideia de marcarmos um dia (ou até mais) por ano de convívio entre as cinco magnífica! Farei tudo para que se concretize. Para além disso, nos meus fins-de-semana em terras minhotas, havemos de nos encontrar muitas vezes e tu hás-de visitar-nos muitas vezes em Lisboa.
O 11.º Lumiar terá sempre um espaço que é teu, tal como o meu coração :)
Muitos beijinhos, muitas felicidades na tua nova vida e muita sorte para o teu novo desafio!

Anátema disse...

Elsita,

Ainda bem bem que optaste pela tecnologia porque se deixasses uma carta teríamos que tirar fotocópias para mais tarde recordar, o que poderia desembocar numa perseguição por parte dos ecologistas.:)
Fiquei bastante emocionada com o post, sobretudo na parte que directamente me dedicaste. Claro que estás perdoada :). Agradeço também a tua companhia e os bons momentos partilhados.
Concordo com a proposta do reencontro anual, não tanto pelos copos (lol), mas para colocar a conversa em dia e, quiçá, para um joguinho de cartas.
Espero, entretanto, que os teus novos desafios sejam estimulantes que corra tudo pelo melhor!
Serás sempre benvinda!
Bjinhos.

Kel disse...

Andreia, faltas tu gaja... Estás doentinha, tens "desculpa" :) Vá lá... beijinhos

PiniPon disse...

Olá Elsa! Como se diz em inglês, "Last but not the least". Por isso, apesar de estar "atrasada" no meu comentário ao teu post-it, não deixarei de te escrever umas palavras. Sim, está certo: "umas palavras". Não digo que ainda há-de correr muita tinta para falar nas aventuras e desventuras do 11.º Lumiar, porque temos de ser ecologicamente conscientes. Há que pensar nas árvores da Amazónia - o pulmão do mundo.
Esta minha mensagem não será um "adeus". É antes uma vírgula, um "até já". Tu ainda moras cá em casa, apesar da tua "ausência física". Quanto mais não seja, pela quantidade de coisas tuas que "residem" no nosso imenso corredor.
Bem, deixando-me de rodeios. Não vou ser - como tu tanto gostas de me ouvir dizer - precária nas palavras. Como jornalista, vou directa ao assunto. Foi muito bom este reencontro, após a tua primeira estadia cá em casa. Até porque, da última vez, saíste um bocadinho chateada comigo. Espero que, nestes 12 meses de gestação relacional, tenha dado para me conheceres melhor. Tenho saudades das nossas tardes de conversa, depois de chegares a casa. "Andreia, vem falar para a cozinha!" Esta era a tua frase vespertina, mal chegavas ao lar doce lar. Agora, partilho, com o candeeiro da sala, a solidão das tardes frias e cinzentas. Toda a gente chega tarde a casa..
Dava gosto assistir ao nosso "duelo" de trocadilhos. Adoro trocadilhos. Uns mais "funcionais" do que outros, mas tudo bem :)
Foi-se o meu "peito" de abrigo e a minha "esposa". Agora, já não tenho discussões conjugais. Foi-se, também, o peito que servia de consolo, mesmo em locais públicos. (ups, corro o risco de esta frase ser mal interpretada. É uma pvt joke).Mas não é por agora estares a 350 km que te irás ver livre de nós. Esperamos a nossa hóspede em breve. Sabias que temos uma cama de sobra? :) É tua, podes usar quando quiseres. Boa sorte para o teu novo desafio profissional. Estás perto dos teus e do teu mais-que-tudo. Vê se, agora que estás mais perto do Capi, o convences de que a Floribela não é nada por aí além. Combinado?
Até já :)

Bjs da "cantora" :)